Resenha: Guns N’ Roses no Rio de Janeiro (20/03/2014)

  Nessa quinta-feira, 20 de março, a banda norte-americana Guns N' Roses deu início a sua turnê pela America do Sul com um grande show na cidade do Rio de Janeiro, para cerca de 13 mil pessoas - segundo os produtores -, e nós do Bota Pra Tocar! estivemos por lá!
  A apresentação aconteceu no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, e contou com abertura da banda paulista Doctor Pheabes, que subiu ao palco por volta das 20h40, ainda com o local vazio, executando músicas próprias e animando a plateia com um cover de "Cocaine", de Eric Clapton.
  Eduardo Parrillo, vocalista da Doctor Pheabes, assim como a organização do evento, garantiu que o grupo liderada por Axl Rose seria pontual em sua apresentação, marcada para as 22 horas, o que, obviamente, não aconteceu, e resultou em vaias do público presente no local.
  O Guns N' Roses subiu ao palco com aproximadamente 2 horas de atraso, mas a espera sofrida pelos fãs foi logo deixada de lado quando as luzes se apagaram e os integrantes da banda começaram a se posicionar. Toda a Arena foi tomada por gritos, que se intensificaram ao soar dos primeiro acordes de "Chinese Democracy", executados pelo guitarrista DJ Ashba.


  Não vamos perder tempo frisando que Axl Rose possa aparentar estar mais gordo ou que sua voz e disposição física já não são mais as mesmas do auge de sua carreira, afinal, já se passaram mais de 20 anos desde que a formação clássica deixou de se apresentar, e o jovem de shortinho e bandana, que corria de um lado para o outro do palco, se encontra hoje com 52 anos de idade.
  O grupo estava realmente preparado para essa apresentação, já considerada por muitos como o melhor show do Guns N' Roses no Brasil desde o fim de sua formação clássica. Um Axl Rose animado e muito bem humorado foi o que os fãs tiveram. Em grande parte das músicas, sua performance vocal surpreendeu a todos que estavam receosos devido a última passagem da banda no país, quando encerrou a última noite do Rock in Rio, em 2011, considerado seu pior show em solo brasileiro.
  Com aproximadamente 2h20 de show, o repertório contou com cerca de 22 títulos, inclui músicas do mais recente álbum da banda, "Chinese Democracy" (2008), sucessos de sua era de ouro, e muitas improvisações. Além de duas canções cantadas por outros integrantes: "Teenage Kicks", do Undertones, pelo baixista Tommy Stinson, e "Abnormal", pelo guitarrista Bumblefoot.
  Bumblefoot também protagonizou um dos momento mais emocionante da noite, ao tocar durante o seu solo a íntegra do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado por palmas e um canto uníssono do público.


  Clássicos como "Sweet Child O' Mine", "Welcome to the Jungle" e "You Could Be Mine", assim como "Better", foram responsáveis pelos momentos mais agitados da apresentação. Já a emoção foi comandada por "November Rain", "Estranged", "Don't Cry", "Patience" e "This I Love". Para o fim do show, como não poderia deixar de ser, a animada "Paradise City", fechando o espetáculo com muitas explosões, iluminação generosa, pirotecnia e papeis picados laçados ao ar. Sorte de quem pegou o apito e o microfone, arremessados por Axl ao público...


  Uma decepção foi a falta de músicas novas entre as canções apresentadas, já que há anos a banda vem excursionando com um setlist pouco variado, e alguns membros haviam prometido novidades para o show. Essa é a terceira vinda do Guns ao Brasil com o mesmo repertório; só nós resta acompanhar o restante da turnê para ver se esse jogo vira.
  Além de Axl Rose (vocais/piano), DJ Ashba (guitarra), Ron 'Bumblefoot' Thal (guitarra) e Tommy Stinson (baixo), a banda conta ainda com Richard Fortus (guitarra), Dizzy Reed (teclado/piano), Chris Pitman (teclado) e Frank Ferrer (bateria).
  Com exceção de Ashba, que entrou em 2009, a atual formação do Guns N' Roses já está junta há cerca de 8 anos e se mostra muito bem entrosada, o que pode influenciar diretamente na composição e gravação de um novo álbum, caso um dia isso venha a acontecer.
  Confira abaixo algumas fotos tiradas durante a apresentação:



 
  

 

  
  






 

 

  A "South American Tour" ainda passa por Belo Horizonte (22/03), Brasília (25/03), São Paulo (28/03), Curitiba (30/03), Florianópolis (01/04), Porto Alegre (03/04), Recife (15/04) e Fortaleza (17/04).
  Abaixo você pode conferir o setlist completo do show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro:

01 - Chinese Democracy
02 - Welcome to the Jungle
03 - It's So Easy
04 - Mr. Brownstone
05 - Estranged
06 - Better
07 - Richard Fortus - Solo de Guitarra
08 - Live and Let Die
09 - This I Love
10 - Teenage Kicks (Tommy Stinson nos vocais)
-- Apresentação da banda --
11 - Dizzy Reed - Solo de Piano
12 - Catcher in the Rye
13 - You Could Be Mine
14 - Dj Ashba - Solo de Guitarra (La Bella Vita)
15 - Sweet Child O' Mine
16 - Jam / November Rain
17 - Bumblefoot Solo (Abnormal / Hino Nacional Brasileiro)
18 - Don't Cry
19 - Knockin' On Heaven's Door
20 - Jam / Nightrain
Bis:
21 - Jam / Patience
22 - Jam / Paradise City

Fotos e texto por Bruce Silva.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
R. Vitor
Administrador
23/03/2014 11:05 ×

Ótima resenha! Passou para o público um pouquinho de tudo que senti naquele show!! Que aliás, foi um show do caralho!

Responder
avatar
Bruce Silva
Administrador
23/03/2014 13:18 ×

Que bom que tenha gostado, R. Vitor!
Foi realmente um mega show! Que o Guns N' Roses siga afiado assim... Quem sabe em breve possamos ter novidades?!

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário