13 bandas do Rio Grande do Norte que você deveria ouvir


  Essa publicação nasceu de uma conversa com o amigo Filipe Marcus (Joseph Little Drop/Mamute Sound), lá do Rio Grande do Norte, que nos indicou algumas bandas norte-rio-grandenses que valem a pena ficar de olhos e ouvidos bem abertos. E foi assim que resolvemos montar um especial com bandas do RN que você deveria conhecer, ouvir, acompanhar e compartilhar!
  No total coletamos 13 bandas com lançamentos em 2015, que vão do rock psicodélico instrumental ao lo-fi trash, passando ainda pelo punk, pop rock, metal, hardcore e rock experimental. Algumas, além do estado de origem, compartilham até integrantes, como você verá a seguir.
  Confira nossa lista de 13 bandas do Rio Grande do Norte que você deveria ouvir.

Koogu
Instrumental

  Formada por Daniel Garça, Henrique Geladeira e Gustavo Rocha, a banda Koogu chega por aqui com seu EP de estreia, "à espera da shuva", lançado no início de junho, pelo selo Catamaran Discos. O trabalho conta com 3 faixas, e foi gravado no Estúdio DoSol em 2014, com produção e mixagem assinadas por Henrique, e masterização de Cassio Zambotto.
  Toda a base das músicas vem de loops gravados ao vivo trazendo para o registro uma nova experiência para quem assiste às apresentações da banda, um verdadeiro show de rock psicodélico instrumental.
  Ouça abaixo "à espera da shuva" na íntegra.


Joseph Little Drop [JxLxDx]
Punk Rock

  Formada por Filipe Marcus, Quel Soares, João Pedro, Vitor Alexander e Daniel Lucena, a banda Joseph Little Drop vem apresentando um "punk José" sujo, divertido e barulhento, em singles lançados em sua conta no SoundCloud desde abril deste ano.
  O grupo planeja gravar um EP lo-fi, gravado em uma especie de ao vivo sujo, que interage com a linha pedreira que eles irão levar adiante. Outra lançamento que está a caminho é um vídeo com o pessoal do Ilha Deserta, com ideias meio 'exploitation' para o clipe.
  No total, 5 faixas já foram lançadas, e você pode conferi-las logo abaixo.


Mamute Sound
Pop Rock

  Formada por Jonas Buarque, Songy, Filipe Marcus e Franco Mathson, a Mamute Sound espalha sua poesia em uma sonoridade pop rock sem firulas e já conta com três álbuns de estúdio, sendo o mais recente deles "O Que Restou do Éden...", lançado em maio, de forma independente.
  O disco, "dedicado a memória do poeta potiguar Carlos Jucá e a todas as pessoas que seguiram as suas vidas com suas perdas e dores", conta com 11 faixas em sua tracklist e foi gravado no Ícone Studio, com o suporte de Vlamir Cruz e Paolo Bruno, da banda Moloko Drive, nas gravações, mixagens e masterização.
  Ouça abaixo "O Que Restou do Éden..." na íntegra.


Ruido de Maquina
Instrumental

  Formada por Victor Romero, Russel William, Thales Silva e Jônatas Barbalho, o grupo Ruido de Maquina lançou em maio deste ano seu EP de estreia, intitulado "Curiosa Herança". O trabalho conta com 6 faixas introspectivas que permeiam o experimentalismo instrumental, com raros momentos de explosão.
  Ouça abaixo "Curiosa Herança" na íntegra.



Jack78
Hardcore

  Formado por Adam, Miquéias, Robson 'Bob' e Jean, o quarteto de hardcore Jack78 já conta com o EP "Crú e Sem Frescura" (2014) em sua bagagem, e lançou em maio seu primeiro single de 2015, "O Tempo".
  Trata-se de uma composição antiga do grupo que foi repaginada e gravada num estilo totalmente 'D.I.Y' em um home studio. Em seu Lado B "Rockstar", a canção traz uma versão ao vivo de "Rockstar", registrada durante a apresentação da banda no Festival Suado, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
  Ouça abaixo o single "O Tempo".


Hünz Von Gott
Rock Industrial

  Formada por Jonas Buarque, Rubem Silva, David Harland, Igor Oliveira e Rudy Souza, a banda Hünz Von Gott chega com a ideia de fazer um som que mesclasse elementos do rock e sintetizadores de música eletrônica. Uma característica forte do quinteto é o som pesado, porem de uma textura limpa e definida.
  Com riffs de guitarra e baixo, loops de bateria eletrônica e muito rock, a proposta da poética do grupo inclui temas globais, vida, sentimentos, política. Em maio, o grupo divulgou seu primeiro single, "Numb", que apresenta um pouco dessa mistura de sonoridades predominante nas músicas da Hünz Von Gott.
   Ouça abaixo o single "Numb".


Lei dos Nós
Rock Alternativo/Experimental

  Formada por Adriano Sudário, Henrique Geladeira e Walter Nazário, a Lei Dos Nós é a banda mais nova da nossa lista. O grupo divulgou no início de junho seu single de estreia, intitulado "Comigo", que foi gravado, mixado e produzido por Henrique, na Casa do Meliante, e recebeu uma arte assinada por Daniel Andrade.
  Confira abaixo a recém lançada "Comigo".



Dessituados
Garage Rock

  Formada por Daniel Lima, Tatala Brito, Teodoro Gurgel e Yves Fernandes, a Dessituados vem fazendo rock n' roll "sem se preocupar com os rótulos ou definições que muito rondam esse mundo". Com músicas agitadas, enérgicas e letras que abrangem diversos temas cotidianos, que vão desde frustrações e sentimentos até o próprio cenário e comportamento roqueiro de Natal.
  No final de 2014, o grupo lançou seu primeiro álbum, "Desapego", com 12 músicas autorais. O disco, que pode ser baixado em seu site oficial e escutado no SoundCloud, foi todo gravado e produzido pela própria banda, com mixagem no estúdio Megafone. Recentemente os Dessituados divulgaram um videoclipe para a faixa-título do registro, com produção, roteiro, imagens e edição da Drone Filmes.
  Assista abaixo o clipe de "Desapego".


Fukai
Rock

  Formada Pedro Victor, Rodolfo Almeida, Vinícius Menna, João Paulo e Flávio Dado, a banda Fukai tem como principal influencia o cenário de música brasileira dos anos 70. O grupo mistura rock clássico, experimental, progressivo, pop, funksoul e psicodelias, e apresentam músicas cantadas em português, inglês e espanhol.
  No mês de março, o grupo lançou seu álbum de estreia, "Abaeté", com 10 faixas que bebem na fonte de nomes consagrados da música tupiniquim setentista, como Milton Nascimento e Clube da Esquina, Os Mutantes, A Cor do Som, Alceu Valença, Ave Sangria, entre outros. O título do trabalho, em tupi-guarani, significa "homem bom, verdadeiro, de palavra".
  Ouça abaixo "Abaeté" na íntegra.



Mahmed
Instrumental

  Formada por Dimetrius Ferreira, Leandro Menezes, Walter Nazário e Ian Medeiros, a banda Mahmed vem fazendo um som instrumental com influências que vão da música eletrônica/experimental ao rock barulhento, resultando em uma sonoridade tranquila e intrigante.
  Seu álbum de estreia, "Sobre A Vida Em Comunidade", foi lançado em abril deste ano, pela Balaclava Records. O trabalho foi gravado e produzido pelo próprio grupo em seus estúdios móveis e caseiros, e apresenta ricos timbres de guitarra e um baixo cheio de groove que dança junto com a bateria, dando sempre a quantidade certa de espaço para os silêncios. Vocais distantes e interlúdios trazem um sabor especial ao material.
  Ouça abaixo "Sobre A Vida Em Comunidade" na íntegra.



Kataphero
Metal / Death Metal

  Formada por Paulo Henrique Santiago, David Cantídio, Phelippe Melo e Lucas Somenzari, a banda Kataphero chega a essa publicação representando o rock pesado do Rio Grande do Norte, com um metal progressista, temático, dark e bruto.
  O grupo lançou em abril o álbum "From Dust", que, sob um olhar primal e animalesco, compõe a atmosfera densa em que as 09 faixas do trabalho nos proporcionam uma viagem visceral ao cenário desolado, onde o corpo e mente de uma criança primitiva se desenvolve completamente isolada. O disco foi gravado no Estúdio DoSol e mixado e masterizado no Megafone, com produção do próprio quarteto. O trabalho contou com direção artística e executiva de Anderson Foca e Ana Morena.
  Ouça abaixo "From Dust" na íntegra.



Talma&Gadelha
Pop Rock

  Formada por Luiz Gadelha, Simona Talma, Adriano Sudário, Henrique Geladeira e Daniel Garça, a banda Talma&Gadelha usa e abusa das mais belas poesias em suas composições, sempre acompanhadas de gostosas harmonias. Música pra ouvir alto e bem atento. O grupo já conta com três álbuns de estúdio em sua bagagem, sendo o mais recente deles "Mira", lançado me março deste ano.
  O novo trabalho foi gravado no estúdio DoSol, com produção do guitarrista Henrique Geladeira, e mixado no Estúdio Costella, em São Paulo, por Chuck Hipolitho (Vespas Mandarinas) e Paulo Senoni, que também assina a masterização. O disco é inspirado para quem curte música pop feita com cuidado, com carinho, um trabalho para cantar junto.
  Ouça abaixo "Mira" na íntegra.



Camarones Orquestra Guitarrística
Instrumental

  Formada por Ana Morena, Anderson Foca, Fausto Alencar e Yves Fernandes, a banda Camarones Orquestra Guitarrística está em turnê pela Europa, levando seus ouvintes para uma viagem sonora e divulgando seu quarto álbum de estúdio, "Rytmus Alucynantis", lançado em fevereiro deste ano.
  O disco foi gravado no Estúdio DoSol e mixado no Megafone, com produção de Anderson Foca, e assistência de João Lemos (Molho Negro) em cinco faixas. Com 11 faixas em sua tracklist, que passeiam por diversos cantos do rock, o trabalho chega recheado de convidados, e é uma verdadeira ode à alegria e à música dançante.
  Ouça abaixo "Rytmus Alucynantis" na íntegra.



  Conhece mais alguma banda do Rio Grande do Norte, com lançamentos em 2015, que poderia ter entrado em nossa lista? Fale conosco, por comentário, email, Facebook, ou o que preferir, e ficaremos de olho para futuras publicações. Vale lembrar que a ordem das bandas apresentadas não tem nenhuma relação com qualificação ou preferência. Viva a música autoral norte-rio-grandense!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário