8 bandas com músicas inspiradas em livros


  Oi, pessoal! :)
  Sou a Yasmin, do blog Kuroneko, que fala de livros, nerdices e outras coisas. O Bruce me chamou pra escrever um post diferente pro Bota Pra Tocar!, com algo que unisse o assunto dos nossos blogs.
  Então resolvi falar das bandas que já se inspiraram em livros com temas fantásticos e da ficção em suas músicas. Afinal, a inspiração pode vir de qualquer coisa e lugar, mas não é simplesmente foda quando ela vem da Terra Média, por exemplo?

Blind Guardian

  Começando com o Blind Guardian: minha banda favorita de power metal, formada na Alemanha, não poderiam vir em outro lugar além do 1°. Na minha opinião, são os que mais se inspiram na obra do prof. Tolkien. Já fizeram muitas músicas inspiradas em passagens conhecidas dos livros da trilogia "O Senhor dos Anéis" [1954], como "Majesty", "By the Gates of Moria", "Gandalf's Rebirth", "Lord of the Rings" e outras. Além disso, um álbum INTEIRO dedicado a outra obra menos conhecida de Tolkien, "O Silmarillion" [1977] (que conta sobre o surgimento da Terra Média e das raças dos elfos, humanos e anões), chamado "Nightfall on Middle-earth" [1998].
  Mas o Blind não se inspira somente nas obras tolkienianas, como também em outros clássicos. "Time What is Time", por exemplo, se inspira no famoso filme "Blade Runner" [1982], que por sua vez se baseou no livro "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" [1968], de Philip K. Dick. "Imaginations from the Other Side" faz um mix de várias obras literárias incríveis, como "O Mágico de Oz" [1900], "Alice no País das Maravilhas" [1865], "As Crônicas de Nárnia" [1950], "O Senhor dos Anéis" [1954] e as lendas do Rei Artur.
  E, partindo pra histórias épicas mais recentes, em 2010 se inspiraram no universo criado por George R. R. Martin em "As Crônicas de Gelo e Fogo" [1996] (ou Game of Thrones pra quem, como eu, é viciado apenas na série e não leu os livros), com a música "War of Thrones". E "Carry The Blessed Home" homenageia o famoso "A Torre Negra" [1970], clássico de terror de Stephen King.


Led Zeppelin

  Ainda no mundo de Tolkien, temos o Led Zeppelin com "Misty Mountain Hop", que se refere às Montanhas Sombrias citadas no livro "O Hobbit" [1937], e "The Battle of Evermore", inspirada na Batalha dos Campos de Pelennor, que aparece em "O Retorno do Rei" [1955].


Harry and The Potters

  E do estilo Wizard Rock, já ouviu falar? Pois é, ele existe e serve pra bandas que se inspiram no mundo bruxesco de "Harry Potter" [1997], de J. K. Rowling. E existem várias bandas, mas com certeza a mais famosa é a Harry and The Potters (os nomes são dignos de nota). Mas estou citando só pela zoeira, porque as músicas são bem ruinzinhas hahaha.


The Police

  Em se tratando de outros livros que já li, além do maravilhoso "O Silmarillion" [1977] e a série "Harry Potter" [1997], também tem o The Police, que faz referência ao livro "Lolita" [1955], de Vladimir Nabokov, na música "Don't Stand So Close To Me".


Kate Bush

  Outro já lido, "O Morro dos Ventos Uivantes" [1847], de Emily Brönte (Ellis Bell), foi inspiração para a cantora Kate Bush em sua música com o mesmo nome em inglês, "Wuthering Heights".


Pink Floyd

  E não posso esquecer do ótimo "A Revolução dos Bichos" [1945], de George Orwell, que serviu de inspiração para um álbum inteiro do Pink Floyd, o "Animals" [1977].


Metallica

  Mas voltando ao melhor estilo de todos, o metal (hahaha #brinks #soquenao), o Metallica, outra banda que gosto muito, figurando entre minhas 5 favoritas de todos os tempos, se inspirou em alguns livros para suas músicas. Em uma delas, "For Whom the Bell Tolls", fica clara a referência a "Por Quem Os Sinos Dobram?" [1940], do famoso escritor Ernest Hemingway.
  Outra inspiração é na "The Call of Ktulu", com referência a um conto de horror do escritor H. P. Lovecraft, que já deu idéias pra muita gente. O conto fala de um ser extraterrestre e antigo, que teria vindo à Terra antes desta abrigar a vida, e estava adormecido, aguardando seu despertar, que culminaria no fim da humanidade.
  Outra do Metallica se inspirando na obra de H. P. Lovecraft é "The Thing That Should Not Be".


Iron Maiden

  Ainda no metal, não posso deixar de citar o Iron Maiden, que tirou MUITA inspiração dos livros, precisariam de um post só pra eles haha.
  O livro "Admirável Mundo Novo" [1932], de Aldous Huxley, foi a ideia para o álbum "Brave New World" [2000], e especificamente sua terceira faixa, com o mesmo nome. Além dessa, tem "To Tame a Land", baseada em "Duna" [1965], a famosa obra de ficção científica de Frank Herbert.
  Também dá pra falar de "The Phantom of the Opera", inspirada na obra "O Fantasma da Ópera" [1909], de Gaston Leroux, que virou aquele musical famoso e tal. Além de "The Sign of the Cross", fazendo referência a "O Nome da Rosa" [1980], de Umberto Eco, que com certeza todo mundo aqui ouviu falar ou assistiu na escola.


  Bom, é isso, citei as bandas e livros que mais gosto e são mais conhecidos, então deixei muita coisa de fora. Alguém já leu algum dos livros ou gosta de alguma das bandas? Comentem respondendo!
  Espero que tenham gostado, e não deixem de visitar o Kuroneko! ;)

Texto por Yasmin (Kuroneko).
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Unknown
Administrador
10/04/2017 22:54 ×

Sou muito fã de BG e Iron Maiden, e em ambas as bandas existem muitas outras músicas que partiram de livros, o álbum Sevent Son Of a Seventh Son do Iron é baseado em um livro de mesmo nome, autor não me recordo, Out of the silent planet, ainda do Iron, é baseada na obra de mesmo nome do escritor C.S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia. Bright Eyes do BG é baseada em Neverendig Story, na verdade creio eu que a maioria das músicas do BG tem referências literárias, e estou a procura dos livros, pois sou muito fã da banda e gostaria de lê-los. Mas gostei muito do texto.

Unknown
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário