Conheça #52: O humor político no samba jazz da Acadêmicos de Milton Friedman


  Formada pelo pianista pernambucano João Nogueira e pelo guitarrista carioca Jopa Velozo, ambos formados na Berklee , a banda Acadêmicos de Milton Friedman apresenta grande versatilidade, com influências que passam por João Bosco, Emílio Santiago, até Deep Purple, Grand Funk e Wes Montgomery.
  João mora atualmente em Nova York e Jopa em Boston. Eles conheceram quando estudaram em São Paulo, mas se tornaram próximos quando moravam juntos em Boston, dali, pelo interesse em comum que tinham por ideias liberais e pela culinária (especialmente a que contenha coentro). Deste convívio, surgiu a ideia de fazer um samba completamente diferente, com letras e temas totalmente inusitados.
  Foi organizando feijoadas e tocando músicas em sua cozinha que a dupla gravou seus primeiros vídeos, no final de 2013. Devido a certas dificuldades de investimento, houve um atraso para que lançassem finalmente algum material oficial. Isso mudou quando finalmente filmaram dois videoclipes em julho deste ano, sendo "Privada Presidencial" o primeiro a ser lançado, em outubro.
  O segundo ainda está em fase de pós-produção, terminando algumas gravações de instrumento e edições. O interessante, desses dois vídeos, foi o processo que realização. Ao invés de gravar a música e depois tentar montar o clipe, o grupo optou por montar as ideias do vídeo antes e depois finalizarem a música de acordo ao que queriam que o produto final fosse. Desde composição, letras, arranjos, storyboard, figurino, cenário e parte da direção do próprio vídeo, foi feita pela dupla.
  Como resultado de todo o esforço, o interesse no trabalho da Acadêmicos de Milton Friedman foi aumentando e, antes mesmo de lançarem o primeiro videoclipe, já haviam recebido o convite e fechado para se apresentarem no Teatro Renault, durante o Fórum Liberdade e Democracia, que ocorreu no dia 19 de outubro, em São Paulo. O show surpreendeu o público, com um repertório bem diferente dos vídeos que faziam em casa. Especialmente para o evento, a dupla escreveu arranjos e levou ao palco um noneto, composto de 3 sopros, teclado, violão, guitarra, bandolim, baixo e bateria.
  Além de preparar o lançamento do segundo videoclipe, João Nogueira e Jopa Velozo já estão planejando uma campanha de financiamento coletivo com o intuito de viabilizar a produção de seu álbum de estreia.
  Assista abaixo o clipe de "Privada Presidencial", primeiro lançamento da Acadêmicos de Milton Friedman.


  Confira algum dos vídeos caseiros divulgados pela dupla.

Bigodagem Bolivariana


San Bastiat


Por Una Cristina


50 Tons de Vermelho
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  A série Conheça tem o objetivo de apresentar trabalhos de qualidade que já foram lançados há algum tempo, mas que, com certeza, valem a pena serem conhecidos por aqueles que ainda não tiveram o devido contato. Quer divulgar seu trabalho? Entre em contato clicando aqui.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário