3 álbuns com Guilherme Castro (SOMBA)


  "3 álbuns com..." é a mais nova série do BPT!, onde convidaremos músicos dos mais diversos gêneros para listar 3 de seus álbuns preferidos e comentar sobre sua ligação com os trabalhos. O objetivo é ampliar e diversificar nossos catálogos musicais. Sem falar que é legal saber o que anda tocando nos ouvidos dos músicos que escutamos, né?!
  Três trabalhos que vêm marcando seu momento atual, foram os escolhidos por Guilherme Castro, vocalista e guitarrista da SOMBA, e novo participante da nossa série. A banda, que vem promovendo seu mais recente álbum, "Homônimo", lançado em novembro de 2014, divulgou recentemente o videoclipe para a faixa "Correria", que você pôde conferir aqui no Bota Pra Tocar!.
  Confira abaixo a participação do Guilherme na "3 álbuns com...".

3 álbuns com Guilherme Castro (SOMBA)

  Olá galera do Bota pra Tocar! Aqui é o Guilherme Castro, guitarrista e vocalista do SOMBA, de BH. Fico muito agradecido pelo convite para participar desse desafio, pois selecionar somente 3 álbuns para indicar e comentar é uma tarefa nada fácil. Há tantos critérios que poderia elencar: pela minha fase da vida (já escutei muito compositores clássicos, pela minha formação, tendo como meus preferidos Villa-Lobos, Beethoven, Stravinsky, Debussy, entre outros...), pela minha ligação afetiva (curto MUITO Phish, The Grateful Dead, Beatles, Mutantes, etc) ou ainda, por afinidade local (Cartoon, Cálix, Concreto, Fase Rosa, Di Souza, entre outros tantos bons artistas e bandas de BH). Mas, para ser mais sincero com o que anda circulando pelos meus aparelhos de som atualmente, preferi escolher coisas que tenho escutado nesse momento de vida, de maneira intensa, até mesmo como pesquisa estética para próximos trabalhos de criação. Bem vamos lá:

Wilco - Sky Blue Sky [2007]

  Esse álbum é simplesmente, para mim, a coisa mais bem feita até agora no novo milênio. Um trabalho de composição primoroso, com um jogo de guitarras estonteante e uma sonoridade analógica bastante feliz em sua realização. Canções lindas que misturam rock clássico com folk rock e indie, virtuosismo na medida certa e a favor da musicalidade, extremo bom gosto nos arranjos, produção musical impecável.

Onde comprar? Digital: iTunes

Paralaxe - Quartzo [2015]

  Esse álbum lançado em vinil e todo gravado em estúdio analógico foi um dos melhores lançamentos brasileiros de 2015. O duo mineiro Paralaxe mostra muitas das qualidades que enumerei acima para o álbum do Wilco: produção musical impecável de Anderson Guerra, belos arranjos, boas letras e uma sonoridade analógica bastante prazerosa. Não é porque sou suspeito para falar (afinal, colaborei com alguns dos arranjos...), mas esse álbum mostra uma estética que me pega forte, com muita influência da equipe Wreckling Crew (pesquisem pelo Netflix e assistam...). Obra primorosa que, de fato, tem passado bastante tempo no meu toca-discos e articula bem um passado pictórico com o presente crítico.

Onde comprar? ~Indisponível~

Simon & Garfunkel - Simon and Garfunkel's Greatest Hits [1972]

  Quanta canção boa, quanta leveza, suavidade e despojamento... e belas letras. É um disco que tenho voltado a escutar, junto com o Live at Central Park. A simplicidade e os acertos interpretativos aumentam ainda mais a expressividade dessas canções. Folk de primeira, simples, direto, emotivo e certeiro.

Onde comprar? Digital: iTunes

  Bem, poderia ainda elencar trabalhos dos Beach Boys ("Pet Sounds" e "Smiley"), Amy Winehouse, entre outros, pois tenho andado em uma fase mais folk-vintage-classic-soul-rock. E isso tem aparecido no material que estou compondo atualmente. Gosto dessas sonoridades e acho que poderiam ser melhor exploradas na nossa música. Um grande abraço a todos...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  Gostaram das indicações do Guilherme Castro? Deixem seus comentários, e continuem ligados aqui no Bota Pra Tocar! para as novas indicações da série "3 álbuns com...". Vocês podem se surpreender com o que vem por ai, e  acabar descobrindo uma nova banda preferida!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário