Conheça #57: "Akinauê", EP de estreia de Caio Nunez


  Nascido no Rio de Janeiro, o músico e compositor Caio Nunez aparece com uma das boas surpresas da nova safra de nomes da MPB. Com influências da fase setentista de Gilberto Gil, somada a ritmos afro e pitadas de sons latino americanos, o artista surpreende com uma voz doce, levemente rouca e cheia de verdade nas suas emoções.
  Influenciado pelo pai músico, o carioca começou a tocar ainda muito jovem. Sempre com música por perto, dos discos de rock dos anos 80 dos pais até as cantigas de ciranda cantaroladas pela vó, Caio foi influenciado por diversas correntes artísticas e musicais.
  Em abril de 2015, o músico lançou o seu EP de estreia, "Akinauê", com canções de um clima tropical. O trabalho reflete um pouco sobre a ligação do artista com a natureza, através de canções contemplativas. Sobre a escolha do título, que pode causar um estranhamento a primeira vista, Caio comenta.
Esse nome surgiu como uma onomatopeia espontânea quando eu estava compondo uma das músicas do EP, chamada 'Floreia'. Me lembro que me senti tão livre quando compus o arranjo que essa 'palavra' me veio no meio do processo. Poderia ter sido um 'lá, lá, lá'. Eu já tinha pensando num conceito de liberdade para fazer o EP, musicalmente falando. Aí na hora de batiza-lo, 'Akinauê' me veio de primeira como o maior sinônimo de liberdade que eu já havia sentido."
  O disco, que se encontra à venda no iTunes e disponível para audição gratuita no SoundCloud, contou com produção assinada pelo próprio cantor, em parceria com Thiago Miguel, e traz mixagem e masterização de Fred Tafuri. Em suas canções, o papel da cidade opressora da música recente carioca some perante a grandiosidade quase espiritual da natureza. Caio canta o sol, as flores e folhas como se elas fossem parte de um amor.
O maior ímpeto foi a necessidade de colocar para fora tudo que eu absorvi durante a vida. Sempre tive vergonha de mostrar minhas músicas para as pessoas, principalmente por serem uma tradução muito pessoal de como eu observo o mundo. Mas então, depois de participar de um festival, percebi que o sentido disso tudo era justamente jogar essas canções no mundo para que esse meu ofício de compositor continuasse em movimento."
  Ouça abaixo "Akinauê" na íntegra.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  A série Conheça tem o objetivo de apresentar trabalhos de qualidade que já foram lançados há algum tempo, mas que, com certeza, valem a pena serem conhecidos por aqueles que ainda não tiveram o devido contato. Quer divulgar seu trabalho? Entre em contato clicando aqui.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário