Dia da Mulher: Bratislava celebra a luta feminina em música com Luiza Lian; ouça "Revida"


  Nesta terça-feira, 08 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a banda paulistana de rock experimental Bratislava divulgou a inédita "Revida", que conta com participação da cantora Luiza Lian.
  A canção aborda a luta das mulheres pelo direito sobre o próprio corpo, e conta a experiência de uma mãe que tenta amamentar em uma viagem de trem na cidade, e retrata a opressão dos que a cercam.
  A música chega acompanhada por um vídeo que mostra os bastidores do processo criativo em estúdio. Foram menos de duas semanas entre composição da letra e da estrutura harmônica e a finalização da faixa. O lançamento-relâmpago foi incentivado pela data, em que questões relacionadas à liberdade, igualdade e respeito à mulher são trazidas à tona. "Revida", mais do que uma nova música da Bratislava, é uma força-tarefa para engrossar o coro sobre a realidade da mulher no Brasil. Sobre o trabalho intenso entorno da canção, o vocalista Victor Meira comenta:
Criamos gravando e editando ao mesmo tempo. Fechamos a porta do estúdio no sábado e só abrimos no domingo à noite. A mixagem foi feita de domingo pra segunda, enquanto os vídeos da gravação iam sendo editados."
  Victor produziu a faixa, ao lado de Pedro Rizzi (Sobre Amor e Outras Coisas/Labirinto), que também ficou responsável pela engenharia de som, enquanto Adam Matschulat fez a mixagem e masterização em Londres. Adam integra o duo Godasadog ao lado de Victor, e traz no currículo trabalhos de trilha sonora e design de som para projetos musicais, de cinema e TV do Brasil, Reino Unido e Espanha, entre outros. Luiza Lian completou o time de peso que trabalhou na faixa. Já a captação de cenas foi feita pela própria banda, Pedro e Ian Fonseca (Supercolisor), e a edição é de Victor Meira. Tudo isso para que o vocalista conseguisse transformar em música uma cena que o inspirou.
Escrevi 'Revida' na quinta-feira, 25/2, há menos de duas semanas, durante uma corrida de trem entre as estações Pinheiros e Santo Amaro, da CPTM. Eu tinha acordado mal nessa manhã. Quando isso acontece, tendo a ficar muito perceptivo, observo as coisas com mais clareza. Tive umas ideias ainda no ônibus, antes de chegar ao trem, e vinha registrando outra ideia quando, antes de embarcar no vagão, vi uma mãe com seu bebê no colo e a imagem me pegou, de modo que o motivo da narrativa de Revida tomou o lugar do que eu vinha escrevendo antes. Ao fim da corrida, a ideia estava registrada e a letra completa. Nos dias seguintes, trabalhei na criação de uma base musical pra ela, e gravamos nos dias 5 e 6 de março."
  Na letra, a cena ganha contornos de uma outra realidade: a das mulheres que passam por uma censura social ao amamentarem em público - um direito que, algumas cidades do Brasil, precisou ser garantido por lei para ser respeitado. O ato, símbolo de vida e crescimento, leva à reação de uma mulher insultada pelos olhares que a condenam. O que a mãe faz? "Revida":
Ela se sente violentada pelos olhares, pelo julgamento alheio, pelo machismo disfarçado de pudor. Ela se sente ofendida, mas não esmorece: peita o covarde que vem mexer com ela e o manda cuidar de sua vida. A denúncia crucial à brutalidade do machismo está no trecho em que o homem chega para a mulher e solta 'mulher indecente'. Ela se assusta, para de amamentar, o bebê chora – a tensão se instaura nesse momento suspenso. Então ela toma controle da situação e enfrenta o covarde com um visceral ‘cuida da tua vida!’. Então é sobre reação, sobre defender um direito seu, sobre combater qualquer resquício que se tenha da ideia de indecência ou de obscenidade no ato de amamentar em um lugar público. É luta contra ideias machistas velhas e perversas."
  O single é o primeiro lançamento da Bratislava desde o álbum "Um Pouco Mais de Silêncio", que saiu em outubro de 2015, disponibilizado digitalmente e no formato de zine interativo após um bem-sucedido financiamento coletivo com o apoio dos fãs. A banda, formada em 2010, soma três discos e foi escolhida pelo jornal Estadão como uma das promessas de 2016. Atualmente, a Bratislava concorre na categoria de Rock’n Blues no Prêmio Profissionais da Música.
  Assista abaixo o vídeo de "Revida".

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Anônimo
Administrador
09/03/2016 11:07 ×

Fantástico!

Anônimo
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário