Aláfia homenageia o rap nacional com o single "O Primeiro Barulho"

Foto por Sté Frateschi
  A banda paulista Aláfia, que mistura gêneros musicais da cultura negra, se juntou aos DJs Dandan, Marco e Nyack, responsáveis pela festa Discopédia, para homenagear o rap nacional em seu novo single, "O Primeiro Barulho", divulgado recentemente acompanhado por um lyric video.
  O vocalista e guitarrista Eduardo Brechó, autor da canção e quem assina a produção musical da faixa, gravada nos Estúdios da RedBull Station, em São Paulo, explicou sobre o surgimento da canção:
O conceito deste projeto partiu de uma ideia que eu já tinha, há algum tempo, de fazer uma música baseada nas citações de orixás que aconteceram na história do rap nacional, principalmente nos anos 90. Na virada dos anos 2000, a disputa de religiões na periferia do Brasil fez com que alguns artistas se omitissem em relação ao assunto e que, naturalmente, o público do rap também não se interessasse em falar de orixá. Tinha o crescimento das igrejas pentecostais e da cena gospel... Mas, pra mim, sempre foi muito natural lembrar desses sons. Eu tinha isso na cabeça e, então, resolvi fazer uma homenagem."
  O músico complementa:
Eu queria fazer esse single com essas colagens. Mas e a música em si, qual seria? Foi aí que veio a ideia de fazer um refrão a partir de 'Homem na Estrada', do Racionais MC's, quando ele diz 'Sou eu mesmo e eu, meu deus e meu orixá'. É forte, né? Eu ouvi muitas vezes essa frase e, quanto mais repetia, mais força parecia ter. É uma prece."
  Nessa produção, os DJs da Discopédia se valem da linguagem dos tambores de candomblé fazendo, cada um deles, uma "voz" diferente nos toca discos. Músicos e DJs trabalharam juntos, criando ritmo e harmonia para a música. Sobre a parceria, o também vocalista Jairo Pereira comenta:
Nós, que viemos da música preta, do jazz e do blues, também fomos muito influenciados pela arte dos bailes. Pela arte dos DJs que são colocados como músico. Pra gente é uma honra muito grande realizar um projeto como esse. Principalmente, por conter essas colagens que fazem parte da nossa historia, que pautaram, de alguma maneira, o nosso olhar critico, a nossa visão sobre o mundo e isso que nos cerca."
  Ouça abaixo o single "O Primeiro Barulho".

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário