Valciãn Calixto: Ouça o álbum de estreia "Foda!"


  O músico e compositor afropunk piauiense Valciãn Calixto lançou recentemente seu álbum de estreia, intitulado "Foda!", e disponibilizou o trabalho completo para audição gratuitas nas plataformas digitais.
  Com 10 faixas em sua tracklist, o disco chega repleto de poesia lamurienta e imbricações rítmicas, aliando a agressividade do rock com formas melodiosas do axé e swingueira numa denominação cunhada pelo próprio artista de "axé punk", uma variante do afropunk.
  No debut, o músico visita o experimental, a marcha-rancho, o space rock, a Jovem Guarda, e faz uso do spoken word para dar vazão às suas lamúrias. O registro conta com participações de integrantes da Geração TrisTherezina (coletivo de artistas visuais, escritores e músicos do Piauí) e foi gravado no ATM Estúdio, com mixagem de Arthur Raulino. Quem assume as baquetas é Marciano Calixto, irmão de Valciãn, que gravou todos os instrumentos de harmonia, como baixo, guitarras, sintetizadores, teclados e violão.
  As gravações para o álbum tiveram início ainda em setembro de 2015 e foram finalizadas em fevereiro deste ano. A palavra "foda", que dá nome ao trabalho ganha, entre outros, valores positivos e negativos com esse lançamento, tendo em vista as dificuldades para se produzir e lançar, fazer a música circular, criar público bem como a superação de todos esses e outros limites, artísticos ou estruturais, realizando aquilo que se acredita sem fazer concessões que comprometam a qualidade da obra.
  Em síntese, o título do disco resume toda a evolução e batalha de um compositor piauiense para colocar sua música no cenário musical independente do Brasil, de alguém que cresceu em meio a um abismo cultural sem medida em Teresina, no Piauí, e que do fundo do abismo ensaia um salto com "Foda!".
  Assim como o livro de poesias "Reminiscências do Caseiro Genival", lançado pelo artista em 2015, o disco aborda temas como suicídio, assédio, abuso de autoridade, loucura, assuntos que ora são tabus, ora são tristes estatísticas em uma cidade como Teresina, que sofre o paradoxo do desenvolvimento urbano versus o provincianismo moral em todas as camadas sociais.
   O registro chega às plataformas digitais pelo 180 Selo Fonográfico, incluindo todas principais lojas online e serviços de streaming, como iTunes, Spotify, Deezer, entre outros. O disco também está disponível para download no site oficial do artista e no BandCamp.
  Ouça abaixo "Foda!" na íntegra.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário